05/03/2013

CRITIQUE QUEM TIVER ARGUMENTOS


Hoje durante a licitação 003 que a OBAL tentou em vão cancelar o Sr Secretário de Administração colocou um aparelho  para gravar a licitação e após se apresentar fez  questão de me apresentar como a pessoa que estaria impedindo a licitação e uma copia de publicação no blog ( pena que não foi a ultima), fiquei como PERSONA NON GRATA  afinal todos estavam ali para tentar vender para a prefeitura, mas tudo bem, a gravação irá servir para que a população entenda como funciona, solicitaremos uma copia para disponibilizar para a  população no blog.

Não pude acompanhar até o final, fiquei somente até a finalização do primeiro lote, agora com os dados finais vamos fazer uma avaliação,  será que  a OBAL  está exagerando?

Preço  referencia para o lote :         316.735,00
Preço   sugerido pela OBAL            202.754,00

Preços iniciais  da primeira concorrente        269.800,00   EMPRESA SUPREMA
Preço inicial da segunda concorrente             268.000,00   MERCADO IZIDORIO

PREÇO FINAL DA  LICITAÇÃO:                   232.000,00   MERCADO IZIDORIO
                                                                             232.500,00   EMPRESA SUPREMA


A DIFERENÇA ENTRE O PREÇO OBAL E A VENCEDORA           =      29.246,00
A DIFERENÇA ENTE O PREÇO REFERENCIA E A VENCEDORA =     84.735,00



Acreditamos que a vencedora MERCADO IZIDORIO não terá prejuízo, não é fabricante, fará a compra e repassará para a Prefeitura, com a facilidade de estar localizada no município.
Acreditamos que a segunda colocada EMPRESA SUPREMA, desistiu da licitação ao atingir o limite para conservação de lucro mínimo para uma empresa de Curitiba fazer entrega em Barra Velha.

Uma detalhe  muito importante a ser analisando  é a “gordura” queimada pelas duas licitantes , R$ 37.300,00 pela  EMPRESA SUPREMA  e  R$ 36.000,00 por MERCADO IZIDORIO.  Caso não houvesse  a acirrada concorrência entre os dois o preço pago seria próximo ao oferecido inicialmente, a Prefeitura ficou a mercê das conveniências e não do preço justo de mercado.



Se a prefeitura lançasse preços próximos ao mercado  e dividisse este lote em três poderíamos ter os seguintes benefícios:
- CARNE BOVINA: os frigoríficos da região poderiam participar, diariamente já fazem este tipo de entrega. ( polo em São João  do Itaperiu)
PEIXE:  As   peixarias da região  poderiam participar ( um sem numero de empresa locais)
FRANGO ; Santa Catarina é o polo deste tipo de produto.
PREÇO JUSTO DE MERCADO preços menores,  concorrência mais acirrada : 

Um aviso importante:  não estarei presente nas licitações  das cestas básicas e dos tubos por compromissos anteriormente assumidos mas não sintam a minha falta, também tenho que ganhar meu din din,  a atual  e as licitações mencionadas serão  analisadas pela ata e pelos preços já coletados pela OBAL.



NENHUM  VEREADOR COMPARECEU A LICITAÇÃO

LEGISLAR E FISCALIZAR ERA O COMPROMISSO? ou também estou enganado sobre isto


ERRATA: onde se lia "vender a prefeitura" o correto é vender para a prefeitura, o erro de digitação foi meu



Nenhum comentário: