21/04/2013

LICITAÇÕES DE BARRA VELHA - A BOA EVOLUÇÃO


Existem Vários tipos de licitações, maneira que o poder publico utiliza para fazer suas contratações,  a Administração de Barra Velha está de parabéns  e no caminho certo a medida que aumenta a quantidade de licitações  tipo  Pregão Presencial em detrimento das outras modalidades, neste ano  das 25 licitações anunciadas 21 são deste tipo, uma verdadeira evolução conforme pode-se ver no gráfico e tabela  com dados fornecidos pelo TCE/SC, para os que não  conhecem  uma  pequena anotação sobre estes tipos:

1 - Dispensa ou inexigibilidade de licitações:  Utilizado para casos emergenciais, valores pequenos e quando existe somente um fornecedor para o produto, é polemico nas primeiras situações  pois permite ao administrador utilizar como moeda de troca e as vezes pagar até por serviços não executados.

2 - Convite:  O poder publico convida empresas para fazer parte da licitação, pode ser  totalmente manipulável pelo poder publico que pode de antemão escolher preço e fornecedor. É a preferida dos corruptos por este motivo.

3 - Concorrência e Tomada de preços: Dentro de limites escolhe-se a de menor custo sem que o preço final possa ser  rebaixado, se os custos forem superfaturados pode ser manipulável.

4 - Pregão Presencial: Empresas disputam preço havendo um limite Maximo, é a mais democrática e menos manipulável dentre elas deveria ser a padrão para todas as ocasiões.


Nenhum comentário: