31/07/2015

Bomba na Prefeitura.... as visões da OBAL


Diante dos fatos que se noticiam do desvio de dinheiro por parte de uma ex servidora em cargo de confiança a Organização Barra Limpa – OBAL se acha  na obrigação de emitir suas opiniões a respeito  em ALGUNS dos VARIOS aspectos deste lamentável acontecimento. Não temos nenhuma informação fora a publicada na imprensa e meios sociais.

Devemos aplaudir a atitude do prefeito Sr Claudemir Matias Francisco pela atitude de realizar a denuncia nos órgãos: Policia Civil, Ministério Publico, Tribunal de Contas e OAB  e de fazer reunião com os Vereadores para explicar a situação, isto não exime sua parcela de culpa mas mostra sua posição.

Devemos aplaudir  as matérias do Web Rádio Litoral  e Folha Parati , informativas, bem escritas e  sem se utilizar de sensacionalismo.

A informação de como os desvios foram feitos,  revela quão frágil é o sistema de controle contábil, e quão é fácil sua manipulação, onde somente uma pessoa tem o poder de determinar pagamentos sem auditoria interna, que no papel  existe, feito por contratado  e concorrentes da licitação carta convite 15/2011 a um custo total de R$ 331.569,55 nos últimos 2,5 anos

O site oficial da transparência tem um déficit de informação  em torno de 50 por cento das compras feitas e um atraso médio e  3 meses para publicação dos pagamentos ( já houveram atraso de 14 meses), estas brechas permitem que pessoas mau intencionadas fazer as manipulações pois  pouquíssimas pessoas acompanham estas publicações.

Uma auditoria nas contas  seria benéfica,
mas um gasto a mais se não dirigida, temos denuncias de receitas não realizadas,  licenças não pagas,   emissão em duplicada e ausência de multas. A OBAL não tem estrutura para fiscalizar este tipo de relação pois envolve entradas não descritas no site da transparência.

Quanto a CPI (nossa encomenda é quatro queijos e portuguesa), esta é alem de desnecessária se abertos os inquéritos no MP e Tribunal de Contas,  uma prova de incompetência do setor legislativo, que não   fiscalizou o executivo e agora se diz surpreso pelo fato.

Uma CPI seria puramente política e em alguns casos eleitoral.

Como temas para CPI teriam: Os sobre preços denunciados, as licitações com suspeita de fraude, as compras e pagamentos denunciados como  desnecessários, basta ler nosso blog ao longo do tempo, lá tem dezenas de motivos, alias como já de conhecimento,  os próprios são réus como co-autores por omissão de 7 inquéritos já abertos.   Outra fonte para CPI seriam as declarações dos Edis em Palavra Livre, se fossem colocadas no papel deixariam de serem apenas palavras ao vento

Ficamos no aguardo dos desdobramentos dos processos para que os envolvidos sejam punidos na medida e na força da lei.  Os órgãos públicos de investigação: Policia Civil e MP  apesar de mau aparelhados, são as competentes para estes casos.


Política não pode ser vivida como se fosse torcida de futebol em que tudo se resume  entre os nossos e o outros.



Nenhum comentário: