02/07/2019

OBRA - RECURSO AO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTERIO PUBLICO

Obra da João Anselmo Brenneisen

acompanhe  todo o processo :

primeira denuncia
Resposta do MP de Barra Velha




Oficio 22 /2019                                                                                                   Barra Velha 02 de Julho de 2019


Ao CONSELHO SUPERIOR DO MINSTERIO PUBLICO
Rua Bocaiúva, 1750 - Torre B, Centro - Ed. Sede MPSC - 88015904.
  
Assunto: Argumentos contra o arquivamento da Noticia Fato n 01.2019.00015261-5
                 Comarca de Barra Velha
         
Carlos Roberto Mendes Ribeiro, domiciliado e residente nesta cidade de Barra Velha, Presidente do Observatório Social de Barra Velha, registrado como OBAL - ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e exercendo seus direitos de cidadão, vem solicitar o não arquivamento da denuncia pelos motivos descritos.

Solicitamos a este Conselho Superior que nomeie uma equipe de investigação com mais recursos e tempo de busca de informação, para que as denuncias contra a Administração Municipal de Barra Velha, tenham a celeridade que os fatos merecem.

Este recurso se tornaria desnecessário se, antes da tomada de decisão, o Promotor Local permitisse ao denunciante o direito a replica, todas estas informações e outras se solicitadas estariam sendo disponibilizadas como argumentos para uma tomada de decisão com mais base.

 A Lei da gravidade determina que um liquido irá se deslocar para a parte mais baixa e não existe decreto ou argumento jurídico que elimine este resultado.

Em Barra Velha esta lei da gravidade é fator não considerado, estão enterrando tubos abaixo do nível da Lagoa inutilizando-os e com isto jogando fora muito dinheiro publico investido, a obra está sendo “tocada” sem supervisão, no “olhometro” não utilizando o equipamento superfaturado adquirido: Nível Laser (para ser utilizado nos nivelamentos de Ruas Tubulação e demais serviços Sec. Obras, R$ 4.050,00).

 Não é necessário ser engenheiro para prever a inutilidade do sistema, são dois canos paralelos, um com 1 metro de diâmetro e outro de 1 metro e meio de diâmetro enterrados em quase sua totalidade como podemos ver no desenho em escala reproduzido tomando como base as fotos apresentadas e medição no local.
                         
Na denuncia também foi apresentada  uma sugestão de como deveriam   ser  as galerias de drenagem, como se pode observar somente uma galeria retangular junto ao solo traria mais vazão do que  os dois atuais tubos, é obvio que este estudo deve ser feito por  equipe de engenharia para que o dimensionamento seja o correto.


O Problema do local é que os cursos naturais  de escoamento da agua foram canalizados nesta figura podemos ver :

1-       A linha Amarela nº 1, o curso natural da agua, muitas partes aterradas e canalizadas, causa da área alagada
2-       A linha Azul n° 2 é o local da OBRA questionada
            3- A linha Laranja nº 3 é um curso de agua retificado, em local praticamente sem moradias que deveria ser o canal de escoamento de toda a região.  
 


A primeira foto acompanhou a Denuncia a segunda foto foi publicada na internet e compartilhada por terceiros, nela se demonstra, não apenas supostamente como afirma o promotor, que a ligação de esgoto está sendo feita sob a permissão da Prefeitura Municipal. Somente isto já configura crime ambiental.

Ao analisarmos os motivos do arquivamento ela indica que o motivo seria outra denuncia já protocolada anteriormente e como temo mesmo objeto - perfeito.

 Fomos atrás da Noticia Fato 01.2019.00011841-7 para verificar os termos e andamento das investigações a respeito e nos deparamos com a seguinte realidade:

1-    A Noticia fato também foi indeferida pelo mesmo Promotor que atua nas duas varas da Comarca
2-    Foi motivo do indeferimento a ausência de outra denuncia sobre o assunto - e a nossa?
3-    Foi motivo do indeferimento da denuncia anônima a falta de provas e que está baseada no programa de pavimentação comunitária, incorreto – na rua denunciada à pavimentação já existe há muitos anos.
4-    Que a denuncia da Organização Barra Limpa versa sobre desperdício de dinheiro publico e meio ambiente e a denuncia anônima sobre normas de transito, ordem urbanística e meio ambiente, não tem, portanto os mesmos objetivos e consequências.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e auxilio a este Conselho da mesma maneira que nos colocamos a disposição do Ministério Publico local, disponibilizando tempo e trabalho gratuitamente. 

Atenciosamente

Carlos Roberto Mendes Ribeiro
                                                      obal.barravelha@gmail.com
Obs.:
Informações adicionais e encaminhamentos deste pedido somente através do e-mail
Não são bem vindos papeis e correios. Evitamos gastos públicos


Nenhum comentário: