25/06/2013

A DRAGA E TRES PERGUNTAS



A DRAGA ESTÁ TRABALHANDO 


É seguro?
- Antes da conclusão do Molhe Sul é conveniente e seguro  que toda a força do Rio passe pelo canal?
Basta ver a foto e ver como o  molhe norte ficou maior e desprotegido em relação ao molhe sul é nossa opinião que quando houver uma ressaca ou/e enchente do rio existe o risco de desabamento dos molhes e todos os milhões  que dizem ter investidos no local correm o risco  de desabar lembrando que o molhe norte dificilmente poderia ser reconstruído por falta de acesso por terra

um LAUDO TÉCNICO  assinado e publicado  tendo um responsável por esta obra nos traria maior tranquilidade mas é claro que a responsabilidade é do Prefeito  e subsidiariamente dos  Vereadores que por não tomar providencias concordam com o Executivo



Lembrando pois foi publicado na imprensa  a pouco que FOI FEITO UM LAUDO  DIZENDO DA NECESSIDADE URGENTE DE CONCLUSÃO DO MOLHE SUL  inclusive pelo laudo publicado na época existe o risco de desmoronamento.







Adicionar legenda



Para onde vai a areia?
- no projeto original ela iria ser colocada ao lado dos molhes
- e agora pelo que parece vai ser utilizada comercialmente, isto pode?  Antes não podia.
- a areia com sal pode ser comercializada? 





Porque a interferência?
 O Presidente da FUMDEMA veio a publico informar que as LIBERAÇÕES DAS LICENÇAS  de Araquari e Barra Velha já estariam garantidas.  Veja a noticia abaixo, o destaque é nosso

Informação pública nº 258 
Barra Velha, 14 de maio de 2013 
Dragagem da Boca da Barra e da Lagoa
Na tarde desta terça-feira, 14 de maio, na empresa Cubatão Dragagem, em Joinville, aconteceu uma reunião de máxima importância para Barra Velha e Araquari.
Estiveram presentes, o Gerente de Desenvolvimento Ambiental da FATMA, Sr. José P. Cabral Vicente, o Geólogo Henrique Correia, da Cubatão, o vereador Claudemir Arbigaus (Pulga), representando o Legislativo de nossa cidade, o Presidente da FUMDEMA Ivo Iberê Gonçalves, e os Diretores da empresa Rubens e Romeu Fock.
O assunto em pauta foi a dragagem da lagoa e da barra do Itapocú.
O geólogo apresentou o projeto já existente em relação a estes serviços, já com as licenças ambientais.
Para o início imediato das obras, estão faltando somente as licenças de uso de solo das prefeituras de Barra Velha e Araquari.
Segundo Ivo Iberê, é uma reivindicação antiga e um sonho de moradores, pescadores e turistas de nossa cidade, a prefeitura vai liberar imediatamente a licença. O mesmo já entrou em contato com a prefeitura de Araquari, que prontamente se colocou a disposição para liberar a licença.
Segundo Sr. Romeu, é uma questão de adequar o porto para depositar o material, trazer a draga e iniciar os serviços. “Talvez em trinta dias possamos começar a dragar.”
Existe ainda a possibilidade dos serviços iniciarem antes de trinta dias, com os serviços das dragas que já estão trabalhando no Rio Itapocú. 
Fonte:
Ivo Ibere Gonçaves
Presidente da Fumdema
Fotos: Gaspar Toscan
Assessoria de Comunicação 



Grande observação


Não somos contra a obra, sabemos de sua importância para a cidade  mas achamos que estão atropelando o processo e arriscando  o que já foi feito




Nenhum comentário: