04/06/2014

está na radio

OBAL promove alterações no estatuto em Barra Velha e poderá admitir “fiscalizadores” remunerados por parceiros

Mendes-Ribeiro2
30.05 – As alterações estatutárias promovidas pela Organização Barra Limpa (OBAL), entidade que luta pela moralização e transparência nas contas públicas de Barra Velha, vão permitir a entrada de novos colaboradores e fiscalizadores interessados em fiscalizar órgãos como Prefeitura e Câmara de Vereadores, por exemplo. A informação é do presidente da OBAL, Carlos Roberto Mendes Ribeiro, que destaca que a partir de agora, a OBAL poderá inclusive ter colaboradores remunerados.

Segundo Mendes, até então, o grupo de apoiadores da OBAL podia ser considerado pequeno – quatro ou cinco integrantes da diretoria integravam as reuniões públicas da entidade e Mendes se dedicava ao acompanhamento de licitações da Prefeitura, por exemplo. Segundo o presidente, essa situação acarretou muito serviço para ele – que inclusive faz um monitoramento permanente do Portal do Município de Barra Velha, visando apontar irregularidades ou problemas administrativos.

Na visão da OBAL, a sociedade barra-velhense precisa entender que se há necessidade de mudanças na postura dos políticos locais, é a própria sociedade que tem como missão lutar pela mudança, fiscalizando o Poder Público. Com o novo estatuto, o quadro de associados poderá ser ampliado, e empresas parceiras poderão custear a ação de fiscalizadores.

O novo documento estabelece que a OBAL não ficará com recurso algum – a empresa interessada em acompanhar licitações públicas, por exemplo, pode contratar um fiscal e pagar diretamente a ele. Mendes reforça que a organização precisa principalmente de fiscalizadores para as licitações de merenda escolar e medicamentos efetuadas pela Prefeitura de Barra Velha.

Mendes lembra que a cada ação da OBAL, como a recente denúncia contra o aumento do IPTU, mesmo negada pela Justiça, quem se beneficia é a sociedade, pois a entidade não é partidária e não age por interesses político-partidários. A ideia da entidade é fiscalizar a Prefeitura, por exemplo, para que ela gaste menos e gaste melhor, apontando falhas e indícios de irregularidades. Interessados em colaborar com a entidade podem entrar em contato pelo Facebook de Carlos Roberto Mendes Ribeiro, e consultar as informações constantes do blog da OBAL, no endereço ongbarralimpa.blogspot.com.br.

Nenhum comentário: