Oficio 07 /2019
Barra Velha 21 de Fevereiro de 2019
Ao Excelentíssimo Senhor Promotor Gláucio José Souza
Alberton
Titular da 2ª Promotoria da Comarca de
Barra Velha.
Assunto: Improbidade
Administrativa – Mau uso do dinheiro publico – Quarta denuncia sobre Laboratórios
Carlos Roberto Mendes Ribeiro, domiciliado e residente nesta cidade de Barra
Velha, Presidente do Observatório Social de Barra Velha, registrado como OBAL -
ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e exercendo seus direitos de cidadão, vem
por meio deste denunciar fortes indícios de desvio de dinheiro publico através
de exames de Analises Clinicas.
Os fatos:
1- No ano de 2016 através do Oficio
08/2016 de 25 de
Janeiro de 2016 denunciamos a
esta promotoria irregularidades no Processo de Inexigibilidade de Licitação
de laboratório de Analises Clinicas, este processo irregular se manteve nos
anos de 2016 e 2017 sem que providencias tenham sido tomadas para sanar os seus
efeitos, podemos fornecer todos os
anexos se os originais protocolados não
forem encontrados nos arquivos
2- No mesmo ano de 2016 Oficio 30/2016
de 30 de junho de 2016 reiteramos a denuncia com mais dados
ao já aberto procedimento preparatório 06.2016.00003937-0 demonstrando indícios destas fraudes.
3- No ano seguinte Oficio 39/2017 de 30
de maio de 2017, reiteramos a denuncia
com demonstrativos que provavam a existência de fraude nos empenhos e pagamentos de Exames Laboratoriais
4- Em 30 de Maio de 2017 foi solicitada
uma auditoria “Solicitamos a esta promotoria
que determine realização
de auditoria, com a presença mínima de dois membros escolhidos pelo
Conselho Municipal de Saúde, para cessar de vez esta ilegalidade, .... que não tem
até o momento, nenhum resultado
pratico” esta Auditoria não foi feita,
por consequência, continua a total falta de controle sobre o dinheiro publico
para exames em laboratório.
5- No final do ano de
2017 foram contratados mais dois laboratórios e em 2018 mais um, com as
seguinte descrição “Prestação de
serviços para execução de exames com finalidades diagnosticas (laboratório
clínico), exames bioquímicos, hematológicos e hemostasia, sorológicos e
imunológicos, cronológicos, uroanálises, hormonais, toxicológicos ou de
monitorizarão terapêutica, microbiológicos e outros líquidos biológicos e imuno
hematológicos. De acordo com a
relação da tabela SIGTAP, que corresponde a tabela que normatiza os valores e
serve como diretriz para realização de exames a preço SUS, a serem
realizados conforme especificações e requisitos estabelecidos no Edital de
Credenciamento 03/2017”.
6- O credenciamento
3/2017 , por ordem do gestor ou alguém por ele comandando, mudou o sistema e eliminou toda a
possibilidade de controle no portal da Transparência, tornando secretos os
itens de execução, os dados agora para serem acessados exigiriam em tese um
requerimento , porém a Prefeitura não
responde a nenhum requerimento, (motivo de outra denuncia também sem resposta ou
atuação deste Ministério Publico, Oficio 16/2018 ) . O controle seria
viável somente através de pedidos
judiciais que TALVEZ, depois de anos, surgissem efeito. Consta
como descrição dos itens: Exames laboratoriais. Conforme relatórios em anexo. Porem estes anexos inexistem.
7- Em Janeiro de 2019
recebemos de forma anônima uma tabela que demonstra claramente que exames fora da
tabela SUS estariam sendo realizados por um dos Laboratórios. Neste
documento, que tem que ter sua veracidade apurada, pois tem datas discordantes, se demonstra que exames fora da tabela
conveniada estão sendo faturados em nome da Municipalidade, não cremos que este
procedimento seja exclusivo, por isto pedimos a abertura dos relatórios e
contas de todos os quatro laboratórios que prestam serviços sobre a égide
deste credenciamento 03/2017
8- Em posse deste
documento retornamos a fazer pesquisas no site da transparência e constatamos que os empenhos continuam
mantendo vícios e grandes indícios que
a fraude continuou e foi aperfeiçoada,
não existe mais a transparência dos atos que facilitariam a descoberta do erro
pela população.
BASES PARA
INDICAR QUE EXISTE FRAUDE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
1- Os exames Laboratoriais de uma
população devem seguir uma certa rotina
, porém isto não se pode observar no
site da transparência, pelos relatórios
emitidos ( antes do segredo do credenciamento) podemos observa que um grande variação que
exames alguns milhares em um ano e no
outro poucas unidades, para facilitar fizemos a compilação dos 15 exames que mais variaram positivamente
e negativamente entre 2016 e 2017
2- Houve exames com dois preços
contrariando a tabela SUS
3-
Os
empenhos números 296, 424, 604 e 773 de 2016 registram os mesmos itens , o mesmo valor de R$ 33.097,98 e com exceção de um, todos derivados de 10, estes dados foram nitidamente
montados para que um valor especifico fosse alcançado, somente em 08 de agosto de 2017 através
do empenho 1448/2017 se fez razoável descrição, com mais
referencias de exames e números
aleatórios.
4- Os empenhos tem um valor mas a soma dos valores na lista fornecida tem
outro, Causando desconfiança de que exames estariam sendo ocultados ou exames fora da tabela SUS ou o valor foi
propositadamente aumentado para fins escusos. Todos foram pagos.
5-
Houve preços alterados em relação a
Tabela SUS nas tabelas apresentadas de 2017, as de 2016 não foram analisadas
sobre este perfil
6-
Trinta
e quatro exames (produtos) não constavam código do SUS que indica sua falta de
relação com a tabela proposta como base do contrato: 15320,16035,16076,1608,16100,16101,29305,43941,47563,47564,47566,47567,47568,47569,47570,47571,47572,47573,47575,47576,47577,47578,47579,47580,47581,47582,47583,47585,47586,47587,47588,4758947590,47591
– anexos 4 e 5
7- Existe nas tabelas muitos casos de numero de produtos com Codigo SUS discordantes, o que a principio dificultou muito
a analise, esta teve que manualmente realinhar estes casos e seus valores
considerado o código SUS e quando
não havia código pelo nome do exame esta particularidade indica que existe
descontrole na informação e consequentemente de preços , não é admissível administrativamente troca
de referencias.
Produtos Codigo SUS
29307 29316 Cod. Proced:202030890 29316 29319 Cod.
Proced:202030920
29318 29325 Cod.
Proced:202030989 29325 29342 Cod. Proced:202031179
29362 29409 Cod.
Proced:202060160 29363 29414 Cod.
Proced:202060217
29414 29417 Cod. Proced:202060241 29416 29418 Cod.
Proced:202060250
29417 29422 Cod.
Proced:202060292 29418 29423 Cod. Proced:202060306
29422 29430 Cod.
Proced:202060373
8-
Na analise do material enviado anonimamente
referente a “Resumo da previsão de fatura” temos três grandes situações:
a)
Exames com respaldo no sistema vigente mas com os valores alterados NO VALOR
DE 2.385,25 (13%)
Neste caso somente um item
chama a atenção pela diferença
b)
Exames com respaldo no sistema
vigente conforme a tabela abaixo no valor de R$3.477,82
(19%)
c)
235 exames sem relação com o sistema vigente,
total de R$ 12.183,73 (67%); Esta estranha relação causa preocupação pois
demonstra que exames estão sendo feitos sem a guarida do contrato; Como
não podem ser descritos desta maneira nos relatórios mencionados nos empenhos, terão que ser transformados em exames
autorizados, isto abre uma enorme brecha para ilegalidades e provavelmente seja a causa dos exames
múltiplos de 10 já demonstrados, no
anexo 8 temos mais clareza.
Devemos analisar o fluxo de informações e
sequencia de ações que deveriam ser seguidos para que não houvesse
irregularidades:
a)
Medico
solicita exames -
cria-se uma requisição
b)
Paciente
realiza exames -cria-se uma divida para o município
c)
Laboratório
apresenta requisições feitas
d)
Secretaria
da Saúde confere requisições -cria-se relatórios internos de controle
e)
Secretaria
da Saúde monta um empenho mensal e
encaminha para a contabilidade
f)
A
contabilidade confere e publica o empenho
Se percorrido
este caminho de maneira documental não existem irregularidades, pois também
existem relatórios e arquivos da
requisições feitas e empenhadas, basta conferir
e definir quem são os responsáveis por transformar tudo isto em números que não
se sustentam, particularmente
achamos que a falha se encontra entre o item “d” e “f” .
Como exemplo para representar todas as aberrações
contábeis o procedimento:202020509- PROVA DO LACO; Foram registradas 1.200 exames por
mês, por quatro meses seguidos e depois
não foram mais realizados; Isto é clara e inequívoca prova de que existem fraudes
no sistema, acreditamos que este
tipo de escrituração é fonte de desvios financeiros, corrupção ativa e passiva,
trafico de influencias com exames para
apadrinhamento politico e outros crimes contra o patrimônio publico.
Solicitamos a esta Promotoria de
Justiça que investigue o assunto a fundo, de preferencia com auxilio do GAECO
que possui de mais recursos humanos e materiais para:
1) Identificar o ponto e os responsáveis onde as informações
corretas das requisições são transformadas em números de exames fictícios, utilizados somente para justificar um valor.
2) Fazer auditoria
conjunta com no mínimo 3 membros do Conselho de Saúde com uma varredura nos relatórios de produção
de todos os laboratório nos ultimo 5 anos, para comparar com os convênios e licitações, com os
relatórios internos de controle.
3) Determinar
imediatamente o retorno da descrição de gastos diretamente no portal da
transparência com efeito retroativo a 2018 para que os cidadãos possam ser
informados e as ações possam ser quantificadas, o atual sistema de “relatório
em anexo” não reflete a transparência
que o procedimento deve ter.
4) Responsabilizar
as pessoas que por força de lei deveriam ter mais zelo pelo dinheiro publico:
Vereadores, Secretários, Contadores, Auditores, Controladores, Servidores e
Conselheiros de Saúde.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e auxilio a esta
Promotoria.
Atenciosamente
Carlos Roberto Mendes Ribeiro
Anexos:
1-
Oficio 30/2016 Denuncia de Fraude na Licitação
2-
Oficio 39/2017 Denuncia de Fraude nas Licitação
e contas
3-
Empenho 296/2016 Demonstra como eram
apresentados os exames
4-
Resumo de Empenhos 2016 Demonstra manipulação das quantidades
5-
Resumo de empenhos 2017 Demostra manipulação de quantidades
6-
Empenho 211/2018 Demonstra que as informações não são mais
transparentes
7- Resumo da
previsão de fatura Demonstra a fraude, exames não previstos sendo
faturados
8- Exames não
cobertos licitação Demonstra somente os exames não
previstos (item 8 C)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A OBAL
possui todos os arquivos que deram origem as tabelas e as informações deste
documento, são mais de 100 paginas que podem ser enviadas via e-mail se
solicitadas, não foram anexadas para
tornar mais fácil a analise e
compreensão.
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