13/03/2019

10 anos de criação




Pequena historia de um Sonho

Hoje  é 13 de Março  e a Organização Barra Limpa – OBAL  completa 10 anos de criação ,  nada mais coerente que mostrar um pouco de nossa pequena historia de sonhos,  mesmo sabendo que poucas pessoas terão tempo e coragem de ler até o final,  mas não se conta tanto em poucas palavras e o “textão” é necessário .

A ideia de  OBAL  surgiu no curso da minha primeira campanha politica em 2008, minha ideia era ser eleito para acabar com os desvios de dinheiro, na campanha percebi que esta não era a vontade de muitos dos candidatos , o objetivo mais marcante era entrar para fazer parte da distribuição da renda publica. Esta vontade deturpada se encontrava em  todos os partidos e coligações. Tinha plena consciência que não seria eleito,  não participei do toma lá da cá, esta campanha serviu para conhecer pessoas.

Passada a eleição começamos a articular com alguns candidatos que conheci  juntando pessoas politizadas a formação do Observatório Social, foram inúmeras reuniões para discutir o estatuto,  a forma de atuação  e os nossos limites.

Devemos agradecer muito ao recentemente falecido “Mineiro” que nos emprestou  uma sala para reuniões, local que foi utilizado por anos, depois partimos para outros locais, sempre nos  bares da cidade  para tornar o fardo mais agradável.

A OBAL surgiu no clima da lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, a famosa lei da transparência, que foi uma tentativa de mostrar publicamente como o dinheiro publico estava sendo utilizado pelos gestores e como toda a Lei no Brasil ela tinha um prazo para sua vigência e como todo o Gestor no Brasil ela se tornou real no  ultimo dia prazo dado dia 27 de Maio de 2013, desde lá semanalmente são buscadas as informações e feitas as comparações. Até hoje o “sistema “ não funciona como deveria, os atrasos, erros e até um fenômeno raro o “ DESPAGAMENTO”   o sumiço de valores pagos é detectados regularmente.

NÃO VAMOS DESTACAR NEHUMA DAS MAIS DE 300 DENUNCIAS JÁ FEITAS, todas são importantes, geraram prejuízos  aos cofres ou a ética publica,  meu avô dizia  “ não importa se tostão ou milhão , ladrão é ladrão”   ou seja o ato é mais importante que o valor.  O dinheiro publico há anos  é mau  aplicado , muitas denuncias demonstram os desvios de finalidades , compras superfaturadas e inúteis  causam a falta de dinheiro  que é um dos motivos do péssimo estado que se encontra nosso município.

Todas denuncias estão  em http://ongbarralimpa.blogspot.com/   ,  um blog onde se concentram as matérias mais extensas  e   https://www.facebook.com/obal.barravelha/   onde são feitos  matérias mais resumidas   além do atualmente  inativo  Diário do Desperdício no Facebook.   


Lamentavelmente  o primeiro Site, os levantamentos e informações  iniciais  e parte de nossa historia se perderam quando o antigo computador “morreu”, é claro que tomei isto como lição, hoje todas as informações estão guardadas com segurança , e para a própria segurança dos membros,  com chaves na mão de autoridades policiais externas,  para uso em caso ameaças.

Ofícios
Blog
Facebook
2013
40
84
0
2014
40
43
0
2015
37
40
18
2016
45
26
46
2017
57
23
123
2018
26
5
46
2019
8
3
18
253
224
200


Não publicamos tudo que pesquisamos, são  atualmente  8.471 arquivos  , alguns  tem grau de sigilo,  podemos  provar tudo publicamos , nestes 10 anos nenhuma representação contra a ONG foi ajuizada , os denunciados  até reclamaram nos meios de comunicação  e sociais, somos “personae non gratae” , nas Administrações,   fomos caluniados e difamados inclusive em documentos oficiais mas nunca acionados  na justiça.

A OBAL tem forte atuação politica no sentido puro da palavra,  somos  vereadores sem mandato, acreditamos que os Vereadores eleitos não cumprem a sua maior missão que é a fiscalização, verbalizam mas não tomam as medidas cabíveis,  se fossem eficientes nenhuma gestão permaneceria no erro , eles tem o poder mas não o usam e por isto se tornam incompetentes , são pagos para disciplinar o gestor e não para fazer parte da gestão,  são como um pai  permissivo que vê o  erro do filho e somente ameaça que vai bater, não bate e o filho se cria no erro.

A OBAL não tem nenhuma intensão ou  orientação  partidária,  alguns de seus membros ativos são ou foram filiados a diversos  partidos, isto não interfere  na forma de fiscalizar  que sempre foi independente e incisiva, já atuamos contra os erros de três gestões e grupos políticos sempre com a mesma isenção. Esta essência não se perderá.

A OBAL  seria uma instituição fadada a extinção se o Ministério Publico  e Legislativo cumprissem seus papeis, não haveriam os desvios éticos e financeiros.  Ocupamos nosso espaço da mesma maneira que particulares ocupam e completam os sistemas  de obrigações  governamentais  (Saude, Segurança e Educação).   Enquanto houver estes erros  a OBAL tem motivos para  existir.

Temos muitas frustrações,  vou citar apenas as três maiores:  A politica partidária é maior que a verdade, que os interesses e objetivos sociais ; A submissão covarde dos servidores públicos que veem os erros, que não geram provas e não denunciam ; O pouco interesse da população que mesmo percebendo a corrupção a aceita como normal e  não fortalece seu  combate.

Agradecemos aos poucos “Gasparzinhos” pessoas ligadas a prefeitura e servidores que nos fornecem informações, não se identificam com medo de ser perseguidos.

Agradecemos aos membros atualmente ativos e aos membros que  por qualquer motivo deixaram de frequentar nossas reuniões e dividir nossa cerveja, sem eles não haveria OBAL sem eles não teríamos representação social.

Agradecemos aos amigos e simpatizantes da internet por interagir e multiplicar nossas atividades e ideias, eles pressionam os gestores, ampliam as ações de fiscalização contra pessoas  cada vez mais especializados em tentar esconder situações e  números.

A politica começa em nossa cidade e somente depois se amplia para o Estado e Pais, é duro ver tantas pessoas discutindo assuntos Nacionais  sem perceber que aqui se cometem os mesmos erros, que  é mais fácil combater este tipo de corrupção olhando nos olhos dos agentes e principalmente  utilizando-se do poder do voto.

Resumindo somos poucos  porém chatos, idealistas, persistentes e atentos.

Mendes Ribeiro

Nenhum comentário: