04/07/2019

Big Promoção Pessoal - recurso ao Conselho Superior


Para relembrar vamos voltar no tempo, reler a publicação sobre a Denuncia:      http://ongbarralimpa.blogspot.com/2019/02/big-promocao-pessoal-2.html


Oficio 21  /2019                                                         Barra Velha  02 de Julho  de 2019

 Ao CONSELHO SUPERIOR DO MINSTERIO PUBLICO

Assunto:  Argumentos contra o  arquivamento da Noticia Fato n 01.2019.00006131-7                  
                        Carlos Roberto Mendes Ribeiro, domiciliado e residente nesta cidade de Barra Velha, Presidente do Observatório Social de Barra Velha, registrado como OBAL - ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e exercendo seus direitos de cidadão, vem  solicitar o não arquivamento da denuncia pelos motivos descritos.

Solicitamos a este Conselho Superior que nomeie uma equipe de investigação com mais recursos e tempo de busca de informação,  para que as denuncias contra a Administração Municipal de Barra Velha , tenham a celeridade que os fatos merecem.

Primeiramente é importante  mostrar os  Princípios  que foram enunciados  e não foram considerados pela Promotoria local  mesmo fazendo parte do Processo, publicação de 2017 com ato repetido em 2018.  (pag 3) 
1-    Apoiamos a Campanha do Mac Donald’s,  uma excelente e feliz ação para um problema tão serio e sem recursos.
2-    Não concordamos em aplicar dinheiro publico de forma indireta, com beneficio extra município. Temos na cidade a AAPEC que cuida diretamente deste problema.
3-    Não concordamos com a falta de divulgação na pagina social e oficial da entidade publica.
4-    Não concordamos principalmente com a divulgação em pagina pessoal sem esclarecer a origem do recurso. Isto é usar dinheiro publico em propaganda pessoal.
5-    A OBAL fiscaliza o Poder Publico e não empresas, as denuncias são contra o Poder Publico que propõe, aceita e promove os contratos.


A Primeira questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha  é a inquirição de uma empresa, ITAISA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA , detentora da  franquia Mac Donald’s de Barra Velha   e  acatar  a resposta da Matriz

O questionamento principal não foi respondido, a confirmação  ou não do fornecimentos de 300 lanches,  A resposta deveria ser da empresa  franqueada, que com certeza repassou a sua matriz o numero de tickets e lanches vendidos na promoção em nível Nacional. Pois disto depende o pagamento a beneficiada AVOS   Portanto não se provou que o valor investido pelo Município foi retirado e que foi entregue a Secretaria Municipal de Assistência Social.
        A segunda questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha é considerar que  um Big Mac é objeto de “garantia de segurança alimentar e ao lazer”, uma das razoes elencadas para a aquisição dos Tickets;  se o objetivo era ajudar  a AVOS  pelos seus essenciais serviços , um simples convênio e repasse poderiam ser feitos através da Secretaria da Saúde depois de aprovado por seu Conselho. Quanto ao lazer mencionado como justificativa também não se aplica, pois alguns lanches foram distribuídos de porta em porta em região carente do Bairro Quinta dos açorianos, sem distinção de projetos.

A Terceira  questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha é a verdadeira confusão em relação ao pagamento.

1-No dia 21 de Agosto de 2018  a AVOS  solicita  parceria evento Mac Dia Feliz(pag 71)
2-No dia 17 de Setembro de 2018  a AVOS emite um recibo para o FMAS - 12.770.445/0001-22  (pag 76)
3-No dia 09 de Outubro de 2018  existe um lançamento bancário, pagamento pelos tickets  (pag 74)
4-No dia 12 de janeiro de 2019  Surge o empenho nº 533  datado de 21 de dezembro de 2018   (anexo1-2)               
5-No dia 12 de janeiro de 2019  é registrado o pagamento datado de 21 de dezembro  de 2018  (anexo3-4)


A justificativa da Municipalidade é inaceitável, simplesmente porque o pagamento foi realizado no dia 09 de Outubro, “A demora na emissão do empenho nº 533 se deu por problemas internos do setor de contabilidade e compras, diz respeito somente à esfera contábil, de requisição de compra, empenho, espera na emissão dos recibos (estes foram emitidos em 17/09/18), analise de legitimidade para a assinatura do recibo    (pag 68)


Uma hipótese a ser levantada, já que não existe comprovantes bancários do Fundo de Assistência Social do Munícipio,  é que o pagamento foi duplicado, um em 09 de Outubro sem registro contábil e outro em 21 de Dezembro com registro contábil.


A Quarta questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha está na analise das respostas da Municipalidade que  simplesmente ignorou a maioria dos questionamentos do  Oficio inicial (pag 15) em 13/03 não respondido e  47 dias depois um Segundo Oficio (pag 65)  exigindo a resposta com prazo de 15 dias que foi respondido no ultimo dia do prazo.  Para facilitar o entendimento estão transcritos os  questionamentos e as respectivas respostas encontradas no texto do oficio enviado pelo Município:

2.1 Sobre a emissão do Empenho 533, relativo ao evento Mc Dia Feliz, ter sido emitido  apenas em 21 de dezembro de 2018

“A demora na emissão do empenho nº 533 se deu por problemas internos do setor de contabilidade e compras, diz respeito somente a esfera contábil, de requisição de compra, empenho, espera na emissão dos recibos, analise de legitimidade para a assinatura do recibo, entretanto, tal equivoco e/ou morosidade não desabona o projeto, nem mesmo é motivo  para configurar a pratica de improbidade administrativa. Não havendo o que se falar em prejuízo ao  erário, violação de princípios administrativos, ou qualquer irregularidade tão grave que seja capaz de lesar o ente Municipal”. ( Pag 68)

Comentário da OBAL:  
-   Contraria o Decreto 7.185/10 , §2° :  liberação em tempo real: a disponibilização das informações, em meio eletrônico que possibilite amplo acesso público, até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no respectivo SISTEMA.    Pagamento é ato consumado e não uma previsão  pagou dia 09 de outubro publica no site dia 10 de outubro, obrigatório.

-  A denuncia não desabona , não é o contra o projeto mas sim contra o uso de dinheiro publico.


2.2 O motivo pelo qual o referido evento não aparece nas noticias oficiais do sitio do Município

  Uma falsidade em documento oficial   “a entrega de lanches as crianças dos CRAS foi amplamente divulgada nos canais oficiais  do Município” (pag 68)


Comentário da OBAL: 
- Na denuncia existe a transcrição do sitio Oficial sem qualquer referencia ao evento.     ( pag 6 a 8)
- As provas apresentadas (pag 69 a 73) apresentam apoio a campanha, que não está em questão, e não fazem nenhuma referencia a Barra Velha  e sim a outros municípios bem distantes da cidade :  Chapecoense (clube de futebol), CDL e Sindilojas/Tubarão/SC, Unisul (universidade , Tubarão/SC)


2.3 Quais documentos embasaram a emissão do Empenho n 533 e do seu respectivo pagamento, bem como o motivo pelo qual o aludido empenho foi emitido e pago no mesmo dia  e publicado apenas em janeiro de 2019

 “A demora na emissão do empenho nº 533 se deu por problemas internos do setor de contabilidade e compras, diz respeito somente a esfera contábil, de requisição de compra, empenho, espera na emissão dos recibos, analise de legitimidade para a assinatura do recibo, entretanto, tal equivoco e/ou morosidade não desabona o projeto, nem mesmo é motivo  para configurar a pratica de improbidade administrativa. Não havendo o que se falar em prejuízo ao  erário, violação de princípios administrativos, ou qualquer irregularidade tão grave que seja capaz de lesar o ente Municipal”. ( Pag 68)


Comentário da OBAL: 
- Não respondeu
- A AVOS  enviou o oficio, o recibo e comprovante de lançamento bancário


2.4 comprove o fornecimento dos 300 lanches, por meio de nota fiscal, e o respectivo valor unitário.

Uma falsidade em documento oficial   “Como se vê dos demais documentos apresentados , de fato, os 300 lanches foram fornecidos”.  (pag 68)



Comentário da OBAL: 
- No procedimento não existe nenhum documento por parte da Prefeitura ou prova que os 300 lanches foram fornecidos e distribuídos. Como não existe controle podem inclusive ter sidos  doados a pessoas fora do publico alvo indicado (Crianças que participam de projetos desenvolvidos pelo CRAS)


2.5 Encaminhe copia do memorando CI n 140/2018 e o do respectivo comprovante de pagamento
  Não respondeu – Não enviou


Comentário da OBAL: 
- Como pode o  Ministério Publico  encerrar uma investigação onde as provas solicitadas não são fornecidas? 


2.6 Encaminhe fotos do evento em questão
  Não respondeu – Não enviou  e nem poderia pois inexistente fato publico.


Comentário da OBAL: 
- Como pode o  Ministério Publico  encerrar uma investigação onde as provas solicitadas não são fornecidas?


2.7 Outros esclarecimentos que julgar pertinentes

“Vale ressaltar que o valor gasto com a aquisição respeita os limites da lei 8666/93 que autoriza a compra direta sem necessidade de licitação, até mesmo porque como se vê o projeto MAC DIA FELIZ, É TAO SOMENTE REALIZADO PELO Instituo Ronald Mac Donald’s e vendido pela AVOS.” (pag 67)

“Conforme bem esclarecido pela Associação não há emissão de notas fiscais porque os tickets são cedidos a Associação de forma gratuita pelo instituto Ronald Mac Donald’s e assim como as demais vendas realizadas emite somente recibo” (pag 67)

“Quanto eventual pratica de promoção pessoal, é imperioso destacar que, ao contrario do que ventilado na denuncia encaminhada a essa  Promotoria ,  a entrega de lanches as crianças dos CRAS foi amplamente divulgada nos canais oficiais  do Município, Não havendo o que se falar em promoção pessoal de qualquer agente publico ou outra personalidade, sendo que as pessoas que participaram da entrega atuaram voluntariamente. Sem olvidar que o compartilhamento de imagens na pagina pessoal não é o suficiente para configurar a promoção pessoal nem mesmo é capaz de ensejar improbidade administrativa”. (Pag 68)


Comentário da OBAL: 
- No oficio do Município existe uma referência a um dado que ele não possuía  e que está dentro do procedimento  “Conforme bem esclarecido pela Associação”  , portanto ouve comunicação entre as partes

-O compartilhamento de imagens em pagina pessoal  sem a informação da origem do dinheiro e seu vinculo com a Prefeitura é promoção pessoal ,  em sua publicação não existem estas referencias    Viva sábado... cada Big Mac vendido hj o valor é revertido a nossas crianças que lutam contra o câncer. Obrigada ao McDonald’s e obrigada a quem compra e quanto as criancinhas, que Deus as abençoe com muita saúde e cura”  (pag 5)   .  Também  nos comentários a referencia é pessoal e não institucional.


A Quinta questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha está  na tendência tomada em relação a consulta ao Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa:

1-    O oficio enviado toma como verdadeiras as falsas informações fornecidas pela Prefeitura Municipal, principalmente quanto publicidade inexistente.

2-    O estudo feito pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa não determina se está certo ou está errado, que a analise e aplicabilidade da resposta é do Promotor Municipal.

3-    O estudo feito pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa demonstra através de vários exemplos que o que existiu em Barra Velha foi promoção Pessoal, pois não vinculado a publicidade necessária

4-    O estudo feito pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa demonstra através de vários exemplos que o que existiu em Barra Velha foi improbidade administrativa por ocultar informações



A sexta e ultima  questão que define o erro do procedimento do Promotor de Barra Velha está  em sua analise de todo o procedimento:

1-    Renegou  as provas retiradas dos sítios oficiais e pessoais pela Organização Barra Limpa que definem que o ato em si caracteriza a  Promoção Pessoal de pessoa estranha a administração municipal, que houve a falta de publicidade, que houveram erros contábeis e contra  lei da transparência .

2-    Aceitou  como verdadeiras as informações da Prefeitura Municipal, comprovadamente  falsas e outras sem os comprovantes. (ver resposta ao oficio)

3-    Aceitou  empenho e pagamento fora de época e um pagamento anterior a sua escrituração contábil

4-    Distorceu a Denuncia colocando a Organização Barra Limpa como contraria a uma campanha de doação que incentiva

5-    Descaracterizou um ato de promoção pessoal fragrante para promoção da campanha do Mac Donald’s isto até seria possível se em vez de agradecer a  empresa pela campanha também agradecesse a Prefeitura que pagou a festa, usou dinheiro publico sem informar.



Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e auxilio a este Conselho da mesma maneira que nos colocamos a disposição do Ministério Publico local, disponibilizando  tempo e trabalho gratuitamente

Atenciosamente

Carlos Roberto Mendes Ribeiro




Obs.:

Informações adicionais e encaminhamentos deste pedido somente através do e-mail 
Não são bem vindos papeis e correios. Evitamos gastos públicos.

  

Para relembrar vamos voltar no tempo, reler a publicação sobre a Denuncia:      http://ongbarralimpa.blogspot.com/2019/02/big-promocao-pessoal-2.html

Depois da Analise  a resposta da promotoria local foi esta:















A integra da resposta da Prefeitura Municipal 




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