01/06/2017

3 de 8 - OBAL  Denuncia  Laboratorio sem licitação


OBAL  Denuncia  Prefeito, Vereadores e Sec Saúde 

Em 5 meses foram  8 denuncias esta é a n°3



Oficio 39/2017                                                                                                 Barra Velha  30 de maio  de 2017

Assunto:     Fraude no pagamento de Exames Laboratoriais.         

Carlos Roberto Mendes Ribeiro, domiciliado e residente desta cidade de Barra Velha, presidente OBAL - ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e  exercendo seus direitos de cidadão  denuncia possivel Fraude no pagamento de exames laboratoriais

Fatos:
Em 27 de março de 2017 através do oficio 25/2017  com copias para todos os vereadores e em anexo  solicitamos ao Prefeito  e ao Presidente do Conselho de Saude, uma auditoria  contábil   nos  exames realizados pela empresa  O.M. ANALISES CLINICAS LTDA  (Processo: N° 189/2017 Cód. Verificador: 507H).   Com a verificação de que os Empenhos além de se utilizar de Licitação já legalmente extinta apresentava valores  e tipificação de exames irreais, e emitidos no caso de fevereiro de 2017, antes do fechamento do controle interno da Secretaria de Saúde.

O poder Executivo não retornou e o Legislativo não fiscalizou a demanda  e o Presidente do Conselho Municipal não comunicou ao Conselho e não tomou as medidas cabíveis de regularização.

            As  possíveis ilegalidades:

1-      A demanda de exames está fixada de maneira a apresentar um valor final e não corresponde  a realidade do executado

2-      A demanda de exames apresenta impossíveis  frações de exames para completar o valor.

3-      Os controle interno da Secretaria de Saúde demonstra que não existem os números fixados  e constantes e que alguns exames são desproporcionais a população de Barra Velha, surgindo e sumindo em grande escala e na maioria derivados de 10.

4-      Não existe convenio legalmente valido com o Laboratório, pois não existe a emergência que justifique a Dispensa de Licitação e estando  o ultimo edital suspenso por determinação de Apelação Cível em Mandado de Segurança n. 0300355-51.2015.8.24.0006, de Barra Velha  (anexo)

Solicitamos a esta promotoria  que  determine  realização de auditoria, com a presença mínima de dois membros escolhidos pelo Conselho Municipal de Saúde,   para  cessar de vez esta ilegalidade,  este assunto já foi denunciado a esta promotoria  através do oficio 08/2016 e 30/2016 e foi aberto procedimento preparatório  06.2016.00003937-0 , que não tem até o momento,  nenhum resultado pratico



Comprovada  através desta auditoria que os valores pagos não correspondem  ao realizado  da lei, requeremos a indiciamento no crime de improbidade administrativa, para as duas gestões envolvidas, do Prefeito e do Presidente do Conselho de Saúde, por permitir  e sustentar  o erro ,  e de todos os vereadores por omissão  do dever de fiscalizar. Para a empresa o crime que a lei especificar.  

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos,    Atenciosamente



Carlos Roberto Mendes Ribeiro








Oficio 25 /2017                                                                            Barra Velha  27 de Março  de 2017

 Assunto:  Auditoria  sobre exames realizados pela empresa  O.M. ANALISES CLINICAS LTDA

Carlos Roberto Mendes Ribeiro, Membro do Conselho Municipal de Saúde,  domiciliado e residente desta cidade de Barra Velha, presidente OBAL - ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e  exercendo seus direitos de cidadão,  Solicita auditoria  sobre exames realizados pela empresa  O.M. ANALISES CLINICAS LTDA           

No controle Realizado pela ONG no site da Transparência da Prefeitura Municipal,  após verificação de um aumento de valor anormal em favor da empresa citada, foi realizado  um levantamento dos  empenhos emitidos a seu favor, discriminando o tipo e quantidade exames executados, onde foram encontrados os seguintes indícios de irregularidades:

1-      Em um exame que leva em conta um grupo populacional, é de se esperar que se mantenha certa regularidade  de exames ao longo do tempo,  o anexo prova exatamente o contrario, existem grandes quantidades em um mês e nada em outros,   e meses com praticamente a mesma planilha.

2-      Em se tratando de uma população também é de se esperar que as quantidades de exames variem  e não sejam múltiplos de 10, como na maior parte dos números apresentados.

3-      Não  existem exames fracionados, e na planilha aparecem por 13 vezes, o que  indicam que eles lá estão simplesmente para:   “Fechar o Valor”


Tendo em vista que este contrato está baseado em uma  contestada Inexigibilidade de Licitação,  que  culminou com  denuncia e abertura de processo no MPE, nas conformidades do ofícios 1, 8  e  30/2016 (para conhecimento da nova gestão,  podem ser fornecidos se solicitados),  e que vem se mantendo até a atual data, sem que se tenham solucionadas as irregularidades, solicitamos:

Que seja criada comissão de auditoria, para confrontar os dados dos pedidos de exames e os exames realizados,  contendo datas, nomes de pacientes e médicos responsáveis e que estes dados sejam confrontados com os apresentados pelo laboratório.

Como regra da ONG  respostas  devem ser enviadas somente por e-mail (possuem valor legal) , sem gastos com impressão e envio.    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.    Atenciosamente





Carlos Roberto Mendes Ribeiro




Obs.: Todos os ofícios são  enviado aos Vereadores para conhecimento destes,  se não respondido no prazo  e/ou  com soluções também para  os órgãos de controle superiores.





Nenhum comentário: