05/06/2020

DENUNCIA INCÊNDIO FLORESTAL


Oficio 20/2020                                                             Barra Velha 03 de Junho de 2020

A Excelentíssima Senhora Roberta Trentini Machado Gonçalves
Promotora de Justiça, titular da 2ª PJ da Comarca de Barra Velha. 

Assunto:  Indícios de Crime

Carlos Roberto Mendes Ribeiro, domiciliado e residente na cidade de Barra Velha, Presidente de Observatório Social de Barra Velha, registrado como OBAL - ORGANIZAÇÃO BARRA LIMPA, em nome da ONG e exercendo seus direitos individuais de cidadão, vem através deste questionar e solicitar o que se segue:

Um incêndio Florestal de grandes proporções iniciou em 19/04/2020, O proprietário foi citado pela primeira vez somente em 26/05/20 na Câmara de Vereadores, no dia 27/05 após pesquisa descobrimos pelo nome fornecido que a empresa pertenceria a um ex-prefeito já falecido, ao divulgar essa informação na rede social whatsApp, nos foi enviado pelo vereador Thiago Pinheiro um documento, em anexo, contendo os dados corretos da empresa e o plano de incêndio.  No dia 28 foram publicadas no Facebook da ONG as informações coletadas

     

















Diante da repercussão negativa em 29 de Maio às 17h57min a Prefeitura lança a sua nota oficial 

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE BARRA VELHA

Não é de hoje que nossa cidade está sofrendo com queimadas, e principalmente, suas consequências. Por isso, viemos aqui para esclarecer as dúvidas e deixar toda a população ciente do que vem acontecendo em Barra Velha.

No dia 23 de abril informamos quais eram as medidas que estavam sendo tomadas para apagar o fogo, e comentamos sobre o tipo de solo que nosso município é formado, turfa. É basicamente orgânico, sendo um conjunto de rochas, caracterizadas pela sua baixa densidade, e com a presença de grãos e partículas que são mais difíceis para se trabalhar quando a tentativa é apagar incêndios.

E no mesmo dia, uma notificação foi entregue em mãos para o proprietário do imóvel onde surgiu o foco do incêndio. Com isso, a brigada contra incêndio foi posicionada no local, trabalhando incansavelmente para sanar o fogo. Paralelamente, houve a contratação de 2 máquinas para auxiliar no serviço, e hoje já contamos com 3.

A FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente) nos informou que ainda não foi feito o auto de infração, porque estavam no aguardo do relatório dos bombeiros para realizar um sobrevoo. Assim, averiguando a área que foi atingida pelo incêndio, para ter certeza sobre o foco e origem do fogo. Porém, se iniciou o novo incêndio e não conseguiram efetuar a concretização do documento. Além disso, hoje a FUNDEMA fez mais um alto de infração referente a poluição atmosférica no valor de 70 mil reais, que será entregue na próxima segunda-feira (01/06).

E para combater essa nova onda de incêndios, contamos com a cooperação do 7º Batalhão e de municípios, como Itajaí, Balneário Piçarras e Araquari, que estão se revezando com as equipes de Barra Velha, com o auxílio logístico da Defesa Civil, para realizar o combate ao fogo.

A Defesa Civil de Santa Catarina também já está ciente de todos esses ocorridos e estão acompanhando esse novo processo. O grande problema tem sido a falta de água na cidade. Então, estamos utilizando o Rio Itapocu e a Lagoa para contribuir na tarefa e, de vez em quando, água doce da CASAN, para não estragar os  equipamentos, limpando todas as impurezas que ficam na motobomba.

Estamos atuando diariamente, e o incêndio está CONTROLADO. Os bombeiros estão contendo o avanço, junto às equipes que ficam prontas para apagar os novos focos - que ressurgem, pois ficam queimando por baixo do solo.

Caso veja alguém ateando fogo, tire foto/filme e relate. Para denunciar basta ligar 190 ou 193. Qualquer novidade voltaremos com mais informações!

Prefeitura de Barra Velha, boa pra você, boa pra cidade!

Ao ter informação via CNPJ da empresa, o e-mail informado está bloqueado e o endereço é de uma empresa de contabilidade, através de contato telefônico com essa empresa de contabilidade encaminhamos mensagem para que fosse repassada ao representante da empresa proprietária, esse retornou à tarde primeiro via telefone e depois lhe foi encaminhado um e-mail com o plano contra de incêndio.  Esse representante não consta no QSA da empresa como diretor.

.
Presidente organização barra limpa <obal.barravelha@gmail.com> 29 de maio de 2020 08:42
Para: lguil...........multicont@hotmail.com
Bom dia
A empresa BARRAVELHA EMPRENDIMENTOS IMOBILIARIOS
Somos uma ONG de Barra Velha /SC e estamos preocupados com o incêndio que já dura 40 DIAS em sua propriedade
Através de sua procuradora local Sra. ........ na resposta ao pedido de explicação protocolado no FUMDEMA (de domínio publico) as providencias adotadas não estão surtindo efeitos o problema se agrava e prejudica toda a cidade com a fumaça.
A empresa informa que os serviços prestados pelos bombeiros estão sendo da empresa, uma grande confusão.
A imagem da Empresa está sendo danificada e urge uma providencia efetiva e definitiva
A sociedade local cobra uma atitude
No mínimo uma nota oficial com esclarecimentos
Já surgiu nas redes sociais inclusive campanha de boicote ao empreendimento.
Somos somente um dos meios de protesto contra a situação, não desejamos nada além da resolução do problema.
Atenciosamente Mendes Ribeiro

Em sex, 29 de mai. de 2020 às 17:37, Eduardo .....  nvespark.com.br> escreveu:
Boa noite Sr. Mendes Ribeiro,
Conforme falamos encaminho o e-mail e meu telefone para mantermos contato.
Eduardo.........                (41) 99663....

Presidente organização barra limpa <obal.barravelha@gmail.com> 29 de maio de 2020 17:45
Para: "Eduardo ...... invespark.com.br>
Boa noite
Vou lhe passar o documento que tenho sobre o assunto
Mendes   
Plano de Ação Incêncio_rotated.pdf  8934K




Diante dos fatos expostos e analise da documentação questionamos:

1-    A “suposta” procuradora ..................... que assina pela empresa BARRAVELHA EMPRENDIMENTOS IMOBILIARIOS nas paginas 1, 2 e 30 é funcionaria da empresa .................. e responsável técnica conforme pagina 45 onde curiosamente também assina por procuração.  Essa dupla função não inviabiliza o estudo, mas se questiona o porquê, se existe um responsável declarado.

2-    Na informação da pagina 28 coloca um nome sem mais detalhes como sendo a responsável pelo imóvel simplesmente: Ga....... (47) 988.......

3-    Na pagina 39 no item 3.1.3 indica os equipamentos utilizados, todos pertencentes ao Município e ao Estado, como se ação da Empresa  e sem quantificar o “pessoal terceirizado”, por informação não confirmada: equipe pequena, com regadores (sem equipamento adequado), independentes e sem contato com a Força Tarefa Estatal.

4-    A Nota Oficial é resultado do resultado da repercussão negativa da ONG ou um pedido expresso à empresa, (foi pedido no e-mail), a ocultação do nome por tanto tempo  e esse detalhe indicaria uma a relação política mais intima.

5-    Segundo o comunicado Oficial da Prefeitura estão sendo utilizados meios do Município e o Estado gerando despesas para ambos, equipes e maquinários em área particular e sem mencionar o auxilio desse particular.

6-    Ao informar que se prescinde de uma vistoria aérea para se determinar a extensão de danos, esqueceu-se que o Município possui um VANT (Veiculo Aéreo Não Tripulado) com capacidade de geoprocessamento de imagens aéreas, uma vistoria mais técnica e mais completa do que a vistoria visual em sobrevoo, esse equipamento foi adquirido em 2019 ao custo de R$ 106.900,00.  

7-    Que a multa de R$ 70.000,00, se um dia for paga, não é proporcional ao custo despendido pelo município e pelo Estado e de longe quantifica os danos à população local.

Não achamos correto que meios públicos sejam utilizados em área particular sem o devido e adequado  ressarcimento, por isso solicitamos ação desta promotoria nesse sentido, pois por parte da Prefeitura Municipal, apesar de um forte corpo Jurídico, aparentemente não existe essa intenção, uma complacência que não se justifica. Solicitamos também  que esses gastos sejam discriminados, preferencialmente publicados no portal da transparência.

Não achamos correto que não exista um plano emergencial anterior ao incêndio, pois se é área com reflorestamento deveria ter  inclusive Brigada contra incêndio, a transferência de propriedade transmite também  essa responsabilidade,  o fato incêndio não é novidade nessa área,  por isso neste caso a omissão publica deve ser investigada.


 Não achamos correto que um novos loteamentos sejam implantados sem as garantias de abastecimento de agua e sem tratamento de esgoto, coisas que a cidade atualmente não oferece.  E por isso solicitamos à promotoria que impeça esse e outros loteamentos em curso sejam implantados sem que essas garantias sejam oferecidas. Sem essa providencia estamos somente permitindo o avanço do desespero da sociedade em troca de contratos imobiliários.

Estamos a disposição para esclarecimentos complementares
Atenciosamente

 
Carlos Roberto Mendes Ribeiro

 
Anexos:
1-    Plano contra incêndio
2-    Dados da empresa
3-    CNPJ empresa
4-    QSA empresa
5-    Comunicado Oficial

Nenhum comentário: